quinta-feira, 7 de junho de 2012
ESTADO ALPHA
A REALIDADE, A IMAGINAÇÃO E A PERSPECTIVA
2012/03/10
Receituário de "psicologia", uma pseudo-ciência
Lá para o meio deste texto pode parecer estranho saber que começo por defender que, lá no fundo, não devemos ter passado por muitos episódios (ou sequer algum!) de verdadeiro livre-árbitro. Sim, acredito piamente, que somos tão permeáveis como uma esponja a todas as gotas e enxurradas que nos molham a todos os momentos. E também acredito que, lá no fundo, é isso e a genética que melhor definem esta meia dúzia de seres multicelulares que "nunca levaram porrada". Posto isto, que para parágrafo inicial até me parece já bastante, é altura de mandar parar o comboio infernal dos alquimistas da psicologia avulsa.
Determinista mas não determinável. É talvez, de todos os livros do José dos Santos, a única frase que merece uma atenção especial. Convido quem confunde o ser e o saber que olhe para ela com carinho e tente tirar de lá um isomorfismo mais atraente do que o evidente na interpretação directa daquelas 4 palavras com tão pouca individualidade. Na realidade, façam o que quiserem, só escrevi a última frase para falar de algo que, num mundo (e país, ou país e mundo) de chicos-espertos, mete mais medo do que o futuro das velhas-economias: individualidade. Determinista mas não determinável (aqui fica outra vez para não se esquecerem); imaginemos que somos mesmo tão previsíveis ao ponto de na realidade nem uma réstia de aleatoriedade sobrar para amostra, imaginemos por um momento que a forma como respondemos a uma situação é tão certa como a preservação do momento linear num jogo de bilhar teórico; ainda assim isso não implica que o que fazemos seja determinável à luz do que sabemos, porque o problema, para quem começou imediatamente a rascunhar a solução, não está só no "ser". É que o raio do jogo de bilhar, para ser uma boa analogia, tem de poder decorrer num campo de minas anti-pessoais, com bolas de râguebi, durante uma tempestade, e mesmo assim, o ilustre académico tem de conseguir determinar com precisão o movimento de todas as bolas envolvidas sabendo apenas que uma delas é vermelha e que a maior parte das bolas vermelhas é feita de marfim. Se acreditarem que podem dar uma resposta absoluta e constante, para qualquer cenário, em qualquer altura, com informação mínima e dúbia, devem parar de ler este texto imediatamente e procurar emprego na bolsa.
Lá no fundo, individualidade é tornar pouco credível acreditar que todas as bolas vermelhas desenham a mesma tabela perfeita em qualquer bilhar e acabam por entrar no buraco do meio da direita, apenas porque são vermelhas.
É claro que muitos poderão dizer que as bolas vermelhas entram mais vezes no meio do lado direito quando estão na posição certa e recebem o impacto correcto, num bilhar plano, em condições especiais, onde o atrito e as pedrinhas no pano são convenientemente varridas para debaixo do tapete, à boa maneira académica (quando os dados da experiência não confirmam a teoria, pois que se alterem os dados dirão eles). Estão correctos claramente, mas se tal coisa já é um pouco desprestigiante para uma bola vermelha, para um dos nossos seres multicelulares é um ultraje!
Quem "nunca levou porrada", adora colocar os outros seres multicelulares em caixas. É fácil, conveniente e poupa o trabalho de ter que lidar directamente com eles. Assim, lá no fundo, só é preciso perceber bem é de embalagens. Já viram o trabalho que seria encontrar um par de sapatos 42 se não os tivéssemos em caixas devidamente catalogadas? Pois então, a ideia, meu caro leitor multicelular, é sermos não só sapatos, mas sapatos dentro de caixas. E sapatos onde os tamanhos são universalmente aceites e regulados. Não há cá essas merdices dos Nikes serem sempre mais pequenos e os Americanos terem a mania de usar todas as vezes uma convenção diferente dos outros.
Quando nos vemos da mesma maneira que sapatos dentro de caixas, podemos pensar que se uma pessoa se sente bem a calçar sapatilhas 42, também se vai sentir bem com uns sapatos altos 42. Afinal até o 42 parece a resposta certa para tudo, não há que duvidar. Nem quando vemos que o exemplar de ser multicelular é na realidade o Chuck Norris... mas mais gordo... uns 120 Kg bem medidos.
Claro que na realidade só existe um Chuck Norris e todos os outros, ou seja, a grande maioria, fazem parte do grupo-dos-que-não-são-o-Chuck-Norris. Ah Estatística! A moda, a média, o desvio-padrão, as distribuições normais, o português típico! O único problema da Estatística é que pode ser tão boa a explicar, como pode ser boa a remover qualquer significado útil. Quando trabalhamos com largas populações e dados ao metro, podemos encontrar pormenores que nunca verificámos no contacto individual. Em certos casos, essas tendências podem até não se verificar de todo nos casos particulares. E o inverso é ainda mais evidente. Sim, há receitas de pseudo-psicologia que têm melhores resultados que outras. Caramba, se eu quiser vender algo provavelmente tenho mais sucesso se não insultar o cliente certo? Mas será que é possível transformar esse cliente num sapato e pô-lo numa caixa? e mesmo que seja possível, será que o leitor consegue? e depois de saber o número na caixa, será que é possível, só com essa informação, transformar a caixa numa bola de bilhar (a isto chama-se pensar out of the box... literalmente) e identificar a tacada certa a aplicar? e se for possível, será que o ego do jogador chega ao ponto de pensar ter a destreza para fazer o movimento certo e ficar à espera confiante no buraco do meio da direita?
Embora possa não parecer devido à duvidosa qualidade do texto, os Humanos são tipos inteligentes, e relativamente complexos, no mínimo para outros Humanos actualmente. Pelo menos aqueles que já "levaram porrada" são assim. Há muito que não se vê neles quando se olha para uma caixa. Há muito que não se sente quando se decora uma receita. Há muito que se perde numa interpretação absolutista parcial. Existem padrões, certo; mas achar que um punhado de características estabelece relações causa-efeito por si só (ainda para mais quando a informação que usámos para as concluir é reduzida), não é ciência, é apenas pouco mais que fé. Somos uma função disso sim, mas existem infinitas mais variáveis na expressão, muitas delas que variam também ao longo do tempo. A mudança é humana e o que chamamos sorte tem um papel que quem "nunca levou porrada" tenta em vão subestimar. Um ser humano é permeável, mas, pelo menos para já, é único: tem um património genético único (excepto os gémeos verdadeiros), uma história única, uma perspectiva do seu contexto única, um corpo único, uma educação única, amigos únicos, cicatrizes únicas... e isso não cabe numa caixa. Não se iludam com receitas; felizmente, até ao mais fundo que conseguimos ir, eles são bastante imprevisíveis... pelo menos os que já "levaram porrada".
POR CODE ÀS 02:16 0 COMENTÁRIOS
2010/09/20
instantes
vermelho, varre, volta, vai,
sobra, sim, sal e suor,
nossa, nunca, nada, nu,
oh, olha, outro, olá,
primeiro, parte, para, pó.
forte, faz, fraca, fé,
tenta, tudo, todo e talvez,
corra, corte, cole, caia,
resto, retém, ruído, rua,
mais, meu, muda, mundo.
Azul!
POR CODE ÀS 01:55 0 COMENTÁRIOS
2009/11/07
já acreditei mais
não há muito a dizer sobre todos estes dias em que se torna difícil conjugar o presente. não há muito a dizer sobre o que se é e o que se espera, nem há como falar do que não existe. as memórias são feitas de saudade mas as minhas apenas esperam para ser. razões e oportunidades são fantasias do ego para justificar a necessidade do que falta. ilusão. sem ela se esfumam todos os dias a cada amanhã que passa, e o futuro flui silencioso por entre meras lembranças de sonhos.
não vos tenho dito nada porque na verdade não há muito a dizer, e hoje não foi excepção.
POR CODE ÀS 21:35 10 COMENTÁRIOS
2009/07/14
um dia conto-te...
dizem que vives assim,
vento de um dia de sol,
suave e ligeiro,
viajante;
que passas despercebida
pelas tardes,
e me recordas o frio
de noite,
como brisa que sopra o meu rosto
e logo se esvai no horizonte.
adivinhasses tu quantos dos meus poemas são teus...
quanto do meu eu és tu...
e não voarias mais para longe,
como neste dia de sol ventoso.
POR CODE ÀS 20:13 4 COMENTÁRIOS
quebrando
as decisões mais importantes são as tomadas nos momentos em que desistir se torna a opção mais fácil.
POR CODE ÀS 15:29 0 COMENTÁRIOS
2009/07/04
sou mais que eu
não penses sequer que te esfumaças novamente,
por entre a penumbra da cobardia que me cega,
quebrar-me-ei se necessário em inúmeros e repetidos dias incertos,
para poder amar a diferença em cada momento deles.
viverei como souber, não saberei como viveria,
pois infinitas regras não valem metade de um sorriso.
antes negativo que nulo,
antes derrotado que transeunte,
antes vivo que morto.
é agora o momento para saber que o amanhã nunca será.
desta vez não vou desistir enquanto não respirar o mundo de uma só vez.
POR CODE ÀS 01:38 1 COMENTÁRIOS
2009/06/25
"there's room at the top they are telling you still"
"...but you're still fucking peasants as far as I can see..." - J.L.
POR CODE ÀS 03:04 1 COMENTÁRIOS
2009/06/20
objectivos individuais: obrigatoriamente relativos, únicos e mutáveis
os únicos desafios que merecem ser aceites são os que colocam em causa tudo aquilo que pensas ser.
POR CODE ÀS 17:29 1 COMENTÁRIOS
2009/05/31
your rules
subtitles are just subtitles
POR CODE ÀS 02:51 2 COMENTÁRIOS
2009/05/24
o sentido de uma vida
não são as vitórias nem as glórias,
ou os elogios e os trocados...
o aplauso de uma vida
é apenas o que quero ouvir no fim.
POR CODE ÀS 00:05 2 COMENTÁRIOS
Mensagens antigas Página inicial
Subscrever: Mensagens (Atom)
POR
VER O MEU PERFIL COMPLETO
PERSPECTIVAS
▼ 2012 (1)
▼ Março (1)
Receituário de "psicologia", uma pseudo-ciência
► 2010 (1)
► 2009 (10)
► 2008 (7)
► 2007 (23)
REALIDADES
caramelo e chocolate
cheiras(-me) a limão
conversas perdidas
o dono da loja
olha que foudasse!
transparências coloridas
TEXT LICENSE
Estado Alpha by André Pinto is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
AutoDJ.co - Rádio Online Grátis
<center><iframe id="controlacas t" name="controlac ast" src="http://184.82.1 33.138.autodj.c o/player-navega .php?nome=RCHN- MAIS&porta=1100 &site=haroldona scimentonaradio maisbomdemais.b logspot.com.br% 2F&email=comuni dadedamais%40gm ail.com&msn&ork ut&twitter&face book&largura=75 0&ip=184.82.133 .138.autodj.co& musica=1&ouvint es=1&pico=1" scrolling="no" marginwidth="0" marginheight="0 " frameborder="0" vspace="0" hspace="0" width="750" height="43"></i frame></center>
ouça a minha radio web ai
valeuuuuuu pela força
domingo, 20 de maio de 2012
segunda-feira, 30 de abril de 2012
quarta-feira, 4 de abril de 2012
NOSSO JORNAL: Radialista Haroldo Nascimento declara apoio a Car...
NOSSO JORNAL: Radialista Haroldo Nascimento declara apoio a Car...: A notícia foi passada à este blog com exclusividade. Enquanto blogueiro da cidade apontava o radialista Haroldo Nascimento como forte pré-ca...
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Oposição em São José dos Pinhais está definida
Aconteceu na noite de segunda-feira, 3001, na residência do deputado estadual Francisco Bührer (PSDB) uma movimentada reunião suprapartidária, onde o tema central foi o reagrupamento dos Partidos PSDB, Democratas e PSB, respectivamente, dos deputados Francisco Bührer , Luiz Carlos Setim e Leopoldo Meyer.
O encontro também foi prestigiado e pelos partidos PV, PTB, PMDB, PHS representados por seus presidentes dos diretórios municipais e por lideranças como Marcos da Vidofer e Karam, além dos vereadores Silvio Monteiro (DEM), Professor Imar (PSB), Gastão Vosgerau e Mari Temperasso, do PSDB.
Também participaram deste encontro que muda o cenário das próximas eleições municipais, o ex vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia e várias outras lideranças políticas e comunitárias da Cidade.
Definitivamente a partir desta reunião, mudasse o cenário político municipal, onde a oposição volta a se apresentar como uma grande força política, dado a volta do grupo liderado e representado pelos três deputados.
O que para muitos, principalmente da situação, parecia algo improvável de acontecer, é ponto definitivo a partir de agora. Contudo, não houve na reunião a apresentação do nome que irá disputar a prefeitura de São José dos Pinhais, se Leopoldo Meyer, Setim ou Francisco Bührer, e isso só será anunciado após a conclusão de pesquisas eleitorais, e que independente do nome, este receberá o apoio incondicional de Beto
http://blogdoleonardocosta.blogspot.com/2012/01/oposicao-em-sao-jose-dos-pinhais-esta.html — com Vereadora Mari Temperasso.
Aconteceu na noite de segunda-feira, 3001, na residência do deputado estadual Francisco Bührer (PSDB) uma movimentada reunião suprapartidária, onde o tema central foi o reagrupamento dos Partidos PSDB, Democratas e PSB, respectivamente, dos deputados Francisco Bührer , Luiz Carlos Setim e Leopoldo Meyer.
O encontro também foi prestigiado e pelos partidos PV, PTB, PMDB, PHS representados por seus presidentes dos diretórios municipais e por lideranças como Marcos da Vidofer e Karam, além dos vereadores Silvio Monteiro (DEM), Professor Imar (PSB), Gastão Vosgerau e Mari Temperasso, do PSDB.
Também participaram deste encontro que muda o cenário das próximas eleições municipais, o ex vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia e várias outras lideranças políticas e comunitárias da Cidade.
Definitivamente a partir desta reunião, mudasse o cenário político municipal, onde a oposição volta a se apresentar como uma grande força política, dado a volta do grupo liderado e representado pelos três deputados.
O que para muitos, principalmente da situação, parecia algo improvável de acontecer, é ponto definitivo a partir de agora. Contudo, não houve na reunião a apresentação do nome que irá disputar a prefeitura de São José dos Pinhais, se Leopoldo Meyer, Setim ou Francisco Bührer, e isso só será anunciado após a conclusão de pesquisas eleitorais, e que independente do nome, este receberá o apoio incondicional de Beto
http://blogdoleonardocosta.blogspot.com/2012/01/oposicao-em-sao-jose-dos-pinhais-esta.html — com Vereadora Mari Temperasso.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Blog do Bronca: Mudar é possivel!
Blog do Bronca: Mudar é possivel!: Ivan Rodrigues com o fiel amigo, Ministro Paulo Bernardo Após a acachapante vitória de Ivan Rodrigues em 2008, mudanças aconteceram d...
domingo, 22 de janeiro de 2012
Gilberto Gilmar Na Radio Mais Am 1120
Sábado dia 21 tive a Honra de receber a Dupla Sertaneja Gilberto e Gilmar e ainda a Banda sucesso de São José dos Pinhais
lendazero e ainda o Cantor Douglas que realizou o sonho de cantar em parceria com Gilmar da Dupla
sábado, 14 de janeiro de 2012
Transporte coletivo São José dos Pinhais
Início > Comunidades > Cidades e Bairros > São José dos Pinhais > Fórum: > Transporte coletivo São José dos Pinhais
primeira | < anterior | próxima > | última mostrando 1-7 de 7
12 jan (2 dias atrás)
Anônimo
Transporte coletivo São José dos Pinhais
Licitação do Transporte Publico ficou só na gaveta do prefeito Ivan Rodrigues.
Muitos são os problemas que envolvem o transporte coletivo de São José dos Pinhais, após a inauguração do novo terminal central em 2010 os problemas foram muitos. Protestos e promessas foram muitas, e um dos grandes problemas foi a falta da integração com o transporte público para Curitiba, e os outros foram as dificuldades com as linhas sentido área rural e São Marcos.
;
Problemas que até hoje estão prejudicando diretamente os usuários e moradores da área rural. Sem contar ainda, que para atravessar a cidade a usuários que pagam até quatro passagens, sendo que antigamente eram no máximo duas.
;
Outro fator no transporte público é a falta de linhas diretas, e também de mais horários de ônibus nas áreas rurais como Cachoeira, Colônia Marcelino, Contenda e Barro Preto. Em parecer a prefeitura prometeu resolver estes problemas com a licitação do transporte público em 2010, passou o ano e nada, novamente o prefeito Ivan prometeu licitar o transporte até agosto de 2011, e já estamos em 2012 e nada. Enquanto isto a população continua sofrendo horrores com o transporte de São José dos Pinhais.
Boatos confirmam que o Prefeito Ivan, candidato a reeleição neste ano, irá integrar o transporte e licita-lo nas proximidades de sua campanha neste ano de 2012, e depois, só Deus sabe o que vai acontecer se ele se reeleger.
13 jan (1 dia atrás)
Anônimo
se o povo cometer a besteira de votar neste Ivan...São José pagará muito caro....eu prefiro acreditar em coelhinho da páscoa e papai noel do que nesse prefeito...
o transporte coletivo em são josé é uma máfia...a viação são josé não tem concorrência...pq será hein??
quem paga sempre é o povo...são josé em vez de incentivar o povo a usar o transporte coletivo incentiva a usar carros!!
se vc trabalha em são josé vale muito mais a pena ir de carro do que ir de onibus...
e o meio ambiente e qualidade de vida que se explodam!!! tudo pra favorecer meia dúzia de empresários...
13 jan (1 dia atrás)
Anônimo
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAMgG7fNBrzhkehGUtBRKdxADNGMmLEF5CPx2P18ZZAnKCU7LukfSvQOIYuT3u4UiX7W5Vlt3l92nnJheh7EcQoEAm1T1UJMqH03igMBFx1wk-jiV8TU-SUqE.jpg
14 jan (18 horas atrás)
Anônimo
O problema é quê o transporte público de SJP é extremamente ineficaz.
A nossa vida moderna, não comporta lerdeza.
Temos quê trabalhar, cumprir metas, horários, filas de banco, casas lotéricas ''empapuçadas'', as 24Hrs do dia tornara-se insuficientes.
.
Pedir pro cara deixar o carro ou moto em casa, para ficar 15 a 20 minutos no ponto de ônibus EM PÉ, depois entrar em um ''latão'' superlotado EM PÉ, fazer um itinerário demorado, e depois chegar em um banco para ficar em fila, uma hora EM PÉ, e depois fazer todo o caminho inverso EM PÉ!!!!!!!.
.
Prefiro entupir a atmosfera com CO², do quê ter quê ficar com pés inchados, e as pernas cheias de varizes, e possivelmente até desenvolver tromboses.
09:15 (11 horas atrás)
Anônimo
Também são definidas como violentas as cidades de São Luís (MA), em 27º lugar no estudo, com taxa de 50,85 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, João Pessoa (PB), em 29º, com 48,64; Cuiabá (MT), em 31º na lista, com taxa de 48,32; Recife (PE), em 32º lugar, com taxa de 48,23, Macapá (AP), em 36º, com 45,08; Fortaleza (CE), em 37º, com 42,90; Curitiba (PR), em 39º na lista, com 38,09; Goiânia (GO), 40º, com 37,17 e Belo Horizonte (MG), em 45º no ranking das cidades mais violentas, com taxa de 34,40 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Fonte http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1212512
Vida e morte coexistem. Tememos a morte convivendo com ela, tomada em doses homeopáticas. Tememos a morte deixando a vida escapar, momento a momento.
Dissociamos corpo e mente, mantendo-os – a um mesmo tempo – em lugares diferentes. Enquanto o corpo repousa sobre a cadeira e o garfo adentra a boca, a mente se distancia, desloca-se para lugares diversos, tempos distantes, à frente ou atrás. Deglutimos elementos sólidos enquanto nos alimentando de ansiedade e de ilusões.
Não estamos presentes no presente: o agora raramente é o aqui, o aqui raramente é o agora. A atenção que nos manteria inteiros, conectando ser e estar num mesmo momento, num mesmo lugar, tira férias demais!
Tememos a morte morrendo um pouco a cada momento desatento.
O tempo passa ou passamos por ele? A vida passa ou passamos por ela?
Só o momento atento é vivido em sua plenitude: corpo, razão e emoção realmente juntos, num mesmo lugar. A atenção faz de nós uma unidade e nos mantêm coesos à realidade.
Quantas vezes, ao longo do dia, podemos dizer que estamos totalmente onde estamos, conscientes, plenos e realmente vivos?
Fontte http://www.gazetadopovo.com.br/blog/girosustentavel/
Pois é, esta "vida moderna" está uma MERDA aqui em São José dos Pinhais. Eu já tenho um bom tempo de vida....kkkkkkkkkkkk, nesta cidade. E gostava dela quando era uma cidadezinha pacata, provinciana, cidade do interior como chamavam na os meus colegas do Colegio Militar de Curitiba, quando eu estudava lá....Nós, éramos os "caipira", mas éramos felizes. Pegavamos o busão todo dia , 2 para ir ao Taruma...mas éramos felizes. Viviamos despreocupados de tudo, da violencia, do agito, ....quando queriamos agito...iamos para Curitiba: no cinema, no Bar Terraço (para tomar uns chopps). Hoje a gente está "travado" em tudo...até no transito não dá pra andar mais. E pra que tudo isto? Vale a pena? Hoje vejo meus colegas sendo assassinados, outros morrendo de desgosto, de cancer (por causa da poluição) ....gente que tava bem de vida, depois de muita luta...estica as canelas...e são enterrados...e tudo cai no esquecimento. Vale a pena? Eiiiiiita vida moderna....gostova mais da vida de caipira mesmo!
12:46 (8 horas atrás)
Anônimo
Concordo plenamente com vc Carlos!!! o Transporte público em são josé é um lixo...as pessoas tem que comprar carro mesmo !!
tá certo quem vai vai trabalhar de carro, pois não há incentivo nenhum pra usar os coletivos...
claro se tivesse mais qualidade, integração e rapidez, com certeza a população utilizaria os coletivos...
nem dentro da cidade possui integração...se o cidadão saído bairro itália por exemplo para ir até o afonso pena ele precisa pagar 2 passagens!!!
um absurdo não ter integração nem dentro da cidade!!!
então nao adianta os ambientalistas, ficarem reclamando que a população nao tem consciencia e blá blá blá.. pois a vida dos trabalhadores já é sofrida o tempo é escasso..temos que trabalhar, estudar, pagar contas e etc...coisas que os políticos não fazem pois a jornada de trabalho deles é uma piada..salários altíssimos, fora os vale terno, vale combustível...
13:57 (6 horas atrás)
Anônimo
Pois hé! Esta vida moderna esta uma merda!!!!
.
Vivo em SJP, desde 1985, e realmente era uma cidade magnífica para viver.
Bailes do clube esperança,Antena 1000, tinha uma pista de cross ao lado da prefeitura, ia sempre lá.
.
Fui instalador de som de palco de um determinado ex vereador, frequentei durante algum tempo a camara municipal.
Eles chaman aquilo de trabalho!?!?!?!?! piada...
Depois de algum tempo frequentando este meio, descobri porquê os caras não largam da política.
Acreditem!!!!! os caras entram em desespero, paranóia total, quando perdem a eleição.
.
O vereador para qual prestei serviço, elegeu-se para um 2º mandato e perdeu, pense num ''homi'', quê deu 100 tipos de xiliques diferentes.
primeira | < anterior | próxima > | última
denunciar spam responder
« voltar aos tópicos
Assinar:
Postagens (Atom)